OFICINA TEATRO DE ANIMAÇÃO OU FORMAS ANIMADAS

 

1.     ÁREA/LINGUAGEM:

 

Artes Cênicas/Teatro de Animação ou formas animadas

 

2.     INTRODUÇÃO

 

            Após 08 anos de trabalho como ator e oficineiro na Cia. Truks – teatro de bonecos, decidi partir para um trabalho de fomentação e formação de pessoas interessadas nas Artes Cênicas como profissão ou, simplesmente, como possibilidade expressão. Para isso, conto com minha formação acadêmica e com os conhecimentos adquiridos durante minha trajetória artística, tendo trabalhado com cias renomadas e com artistas de expressão no cenário teatral do Brasil. A Cia. Truks, uma das principais expoentes do teatro de formas animadas no Brasil, me proporcionou a possibilidade de entender e praticar o trabalho do ator dentro desta linguagem e também ampliou meu olhar sobre o exercício da arte do ator, independente da linguagem escolhida.

            Teatro de formas animadas, ou teatro de animação, é um gênero teatral que se utiliza de atores não-humanos, tais como bonecos, máscaras, objetos, sombras; E também de atores humanos, o próprio ator/manipulador, que poderá utilizar de partes do seu corpo para criar personagens e também empregar os seus recursos como ator dentro da encenação. Este gênero de teatro encontra nas formas inanimadas e no ator/manipulador, uma gama de possibilidades de expressividade para a encenação. É um teatro que busca representar o Homem ou ideias abstratas, causando no espectador a ilusão de que há uma vida independente do ator/manipulador na criatura construída.

Como o Teatro de Animação, ou formas animadas, pressupõe um objeto, figura ou boneco como mediador entre o ator e a platéia, e para que este mediador nos dê a impressão de vida, é necessário ao ator/manipulador o conhecimento teórico e prático de conceitos para que possa aplicá-los durante sua atuação, produzindo na platéia a ilusão de ter vida na matéria, que antes era disforme e inanimada.

Nesta oficina os participantes praticarão estes conceitos usando objetos, tecidos, bonecos e o próprio corpo, tendo como intuito transformar estes elementos em personagens completos, ou seja, com características próprias, autonomia, vontades e desejos. Serão estudadas algumas técnicas e recursos para o exercício da animação, além de trabalhar a questões como a presença e não-presença do ator.

Assuntos e exercícios que serão abordados:

·         Investigar a expressividade do corpo e materiais

·         De onde parte o sopro de vida?

·         Transferência de energia do ator para o objeto

·         A procura do gesto expressivo

·         A precisão do gesto

·         O foco – o olhar

·         O eixo

·         O peso e densidade

·         O ponto zero ou de descanso

·         Partindo do corpo do ator para o corpo do objeto

·         Respiração do ator e respiração do objeto

·         Técnicas manipulação: outras possibilidades

·         O Projeto – o que se quer?

 

3.     OBJETIVOS

·         Proporcionar aos participantes a possibilidade de experimentar e entender os aspectos do teatro de animação ou formas animadas enquanto linguagem cênica específica, extremamente rica em imagens e significado;

·         Descobrir potencialidades de animação utilizando materiais comuns, de uso diário; descobrir a possibilidade de um material expressivo;

·         Descobrir a relação lúdica entre manipulador e forma animada;

·         Criar pequenas cenas para apresentação para o grupo e ou convidados;

 

 

4.     JUSTIFICATIVA

 

            Segundo a cultura Judaíco-cristã, Deus criou o homem do barro e lhe soprou uma alma, ou seja, uma anima. Deus brincou de animar. E o Homem, desde os primórdios da humanidade, começou o ato de animar objetos, tornando-o sempre presente em situações da vida, seja usando-o para contar histórias ou em ritos. Outra possibilidade, está nas cavernas, quando o homem ao narrar suas aventuras em busca de alimentos utilizava-se de artefatos para representar seus oponentes, animando-os para reforçar a dramaticidade da ação ocorrida. As sombras projetadas na parede da caverna já anunciavam a possibilidade do uso da imagem como narrativa.  

            Está na nossa essência o ato de brincar, de dar anima. Quando criança, nos nossos primeiros passos rumo à fantasia, começamos a transformar canetas em foguetes, caixas em carros velozes, um pedaço de pau em bonecas. O universo de possibilidades é vasto. Neste momento da vida, a infância, construímos nossa vivencia através do jogo da imaginação. Fazemos um passeio, indo e voltando, entre o real e a imaginação. Tudo é possível. Com o passar do tempo, já adultos, esquecemos deste poder que tínhamos e adormecemos. Adormecemos, mas ainda não perdemos a vontade de brincar, continuamos a nos encantar com seres mágicos, com mágicos, com criaturas criadas. Todos nós somos um Gepeto em potencial. Podemos despertar a infância adormecida.

            O teatro de animação ou formas animadas trabalha neste limiar entre o real e o imaginário, entre a infância adormecida e a criança que quer sair correndo para voltar ao mundo da imaginação. Reaprendemos voltar a outros universos. Com isso, o teatro de animação ou formas animadas vai ganhando espaço seja no teatro, na publicidade, na televisão, nas artes plásticas, na dança e, também, é usado com fins terapêuticos.

            É inerente a todo ser humano a imaginação.  É importante termos espaço para exercitar a imaginação, já que no dia-a-dia corrido não temos tempo, ficamos presos ao racional e não conseguimos alçar voos, fantasiar. O teatro de animação é um exercício para retomar a vontade brincar, fantasiar e criar mundos onde a lei da física não interfere.

 

5.     DESENVOLVIMENTO

 

            Para alcançar os objetivos propostos, as aulas serão ministradas de forma progressiva com temáticas envolvendo a criatividade dos alunos em relação aos conceitos do teatro de Animação ou formas animadas. As aulas serão divididas e organizadas em 03 (três) momentos:

·         Aquecimento corporal – transferência de energia;

·         Apresentação de conceitos fundamentais;

·         Exercícios práticos: Individual e em grupo;

           

6.     CARGA HORÁRIA

 

·         Carga horária da atividade: a combinar

·         Duração do projeto: a combinar

·         Frequência semanal: 01 ou 02 vezes

·         Aulas com 03 horas de duração

 

7.     PÚBLICO ALVO

 

·         Iniciantes na área – Crianças, adolescentes e adultos

·         Vagas: 30

 

8.     FORMAS DE SELEÇÃO

 

·         Primeiros inscritos

 

9.     RECURSOS MATERIAIS

 

·         Sala ampla que posso comportar 30 pessoas confortavelmente para exercícios;

·         Uma mesa com medidas mínimas de 2 metros de largura por 60 cm de profundidade em todas as aulas;

·         Datashow para exibição de vídeos na primeira aula

·         Aparelho de som com cd em todas as aulas

·         Bastões (cabo de vassoura)

 

1 SINOPSE

 

            Oficina de introdução a linguagem do teatro de animação ou formas animadas, onde os participantes iniciarão o estudo sobre os processos de animação de bonecos, formas e objetos, e a consequente transferência de energia, vida e interpretação do ator manipulador para as figuras criadas.

 

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